Pé de atleta

 


Eis um problema que me acompanhou durante muito tempo da minha vida.

Por definição, é uma infecção fúngica da pele que geralmente ocorre entre os dedos dos pés. Comum entre os que suam nos pés, trabalham em ambiente úmido por longas horas.

Causas: Uma infecção fúngica causada por fungo dermatófito, geralmente começa entre os dedos dos pés e pode se espalhar para as unhas dos pés e mãos.

Uma das coisas que os médicos sempre me recomendaram é que usasse calçados abertos, como sandálias, ou mesmo que ficasse descalço. Coisa que nunca consegui fazer, afinal sempre trabalhei em escritório, sempre cumpri jornadas de trabalho de mais de 8 horas diárias, de forma que além de usar sapatos fechados, raramente podia deixar meus pés ao sol, que segundo os médicos seria outra forma de combater e prevenir o aparecimento de fungos.

Usar meias também é de bom tom, já que costumo usar traje social-esporte, quando dá eu tento usar meias de algodão, engraçado que os médicos chegaram a recomendar meias 100% algodão, e acabei aprendendo por conta própria que isso não existe, toda meia tem um pouco de outras fibras, especialmente as fibras elásticas como elastano.

Então era suportar bravamente a coceira terrível que acompanha este tipo de infecção de pele.

Nos fins de semana, outro suplício, já que não dava coragem nem de usar tênis.

A princípio, os médicos me recomendaram utilizar pomadas, à base de cetoconazol, de uso tópico. Melhorava, mas nunca resolveu de fato. Um certo tempo o médico me receitou um medicamento de uso oral, nem me lembro o nome, mas lembro que ele me disse que deveria usar por um período limitado de tempo, já que o uso a longo prazo traria danos ao fígado, um problema pior que a micose.

O problema, com o tempo, foi se agravando, já que nenhum tratamento resolvia. Com o tempo, atacou minhas unhas dos pés, e curiosamente começou a aparecer o problema em outras partes do corpo, até entre os dedos das mãos, o que era bem estranho, já que as mãos sempre ficam expostas a luz, nunca uso luvas.

Isto tudo começava a me deixar neurótico, já que eu achava que o problema era transmissível pelo contato de pele, me fazendo evitar até mesmo cumprimentos de mão.

Comentários